A cidade...

Aveiro está localizada na região Centro de Portugal e é acessível por transportes públicos. Está aproximadamente a 70 km a sul do Porto, onde se encontra o aeroporto mais próximo, e aproximadamente a 250 Km a norte de Lisboa. Há transportes públicos do aeroporto do Porto ou Lisboa para Aveiro (metro até estação principal e depois comboio ou autocarro).


A cidade de Aveiro é conhecida por ser um importante centro urbano, dentro dos segmentos:
portuário, ferroviário, universitário e turístico.

Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Fazer a visita a pé não implica demasiado esforço já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” - as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro. 

Uma das maiores e melhores Universidades da Europa está situada em Aveiro. Alguns edifícios da Universidade de Aveiro receberam prémios de arquitectura, daí serem procurados e estudados por pessoas ligadas à arte e à arquitetura.

Aveiro é rica em história e cultura, tem uma arquitectura peculiar e uma gastronomia fabulosa.

A cidade possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena apreciar. Emblemático da cidade é o doce confecionado com ovos e açúcar – os “ovos moles” que são vendidos em barricas de madeira ou envoltos numa crosta de massa de hóstia com diversos formatos. Outras iguarias são também apreciadas como o marisco, o peixe fresco grelhado ou em caldeiradas e as enguias características desta região, que são servidas em caldeirada ou escabeche.

 

Já agora, e porque estamos aqui por causa do Ingress, Aveiro tem cerca de 230 portais, muitas missões e alguns banners.

Esperemos que a descrição vos tenha convencido a visitar Aveiro e aproveitar o Mission Day.